Ontem a Casa Escola Primeiros Passos recebeu a visita do Zé Gotinha para lembrar a todos, inclusive aos pais, da campanha de vacinação contra o Sarampo e a Polimielite.
O Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo. Já a Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Então, a vacinação é de extrema importância.
A campanha de vacinação acontece por todo o mês de agosto, mas o Dia D é o dia 18, dia de uma mobilização geral para a vacinação.
Com o crescimento de casos na Região Norte do país e a confirmação de diagnósticos no Rio de Janeiro e em São Paulo, Minas Gerais entrou em alerta máximo para a prevenção contra o Sarampo. O estado não registrava até ontem casos confirmados, embora 155 suspeitas da doença já tenham sido notificadas. Delas, 55 foram descartadas e outras 63 ainda em análise na Fundação Ezequiel Dias (FUNED). A doença representa, ao lado da paralisia infantil (Poliomielite), a maior preocupação do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, na Campanha Nacional de Vacinação neste ano. A atenção se concentra ainda mais nos 1.027.305 menores de 5 anos, público alvo da mobilização. A meta é vacinar 95% desse contingente, o que equivale a 975.940 crianças.
Então, todos de olho no cartão de vacina dos nossos pequeninos.
Abraço a todos.
Equipe Casa Escola Primeiros Passos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário